Início > Visual Studio > Criando Template no Visual Studio 2008

Criando Template no Visual Studio 2008

27 de junho de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Olá, hoje irei falar de um recurso bem legal no visual Studio, trata-se dos templates de projetos personalizados. Provavelmente no dia-a-dia  você deve ter repetido uma tarefa de criar um template de projetos com determinadas configurações, arquivos e etc, bom neste artigo iremos falar realmente de como fazer isso. Imagine que você em sua empresa, tenha que criar vários projetos Web onde tenham uma MasterPage e um web.config com configurações específicas, neste caso seria muito mais fácil se ao criar o projeto o template já criasse os arquivos e configurações para você, bom então vamos fazer este exemplo.

A primeira que iremos fazer é criar nosso template, para isso faça o seguinte: Crie um projeto do visual C# do tipo Web, o nome do projeto e da solução deixe como template.

Dentro do seu projeto crie duas pastas, uma com o nome de MasterPage e outra como Pages, seu projeto deverá ficar da seguinte maneira:

Exclua o arquivo Default.aspx que se encontra na raiz do seu projeto, e siga os passos abaixo:

1-) Dentro da MasterPage adicione um item do tipo MasterPage, dê o nome de Template.Master, dentro da pasta Pages.

2-) Adicione um item do tipo Web Content Form, dê o nome de Default.aspx, na aba de select a máster Page, escolha a o template.Master dentro da pasta MasterPage.

Veja como deverá ficar sua solução:

3-) Vamos exportar este nosso projeto para um template de projetos do visual Studio para isso vá em File -> Export Template, conforme imagem abaixo:

            Existem várias formas de se fazer a importação e exportação de templates, iremos neste artigo utiliza duas formas:

4-) No Wizard do export template escolha o Project Template e na opção de origem do projeto aponte para o seu projeto template.

5-) Na próxima opção preencha as opções do template:

Template Icon: Caso queira colocar um ícone personalizado no template.

Template Name: Nome do Template que irá aparecer na tela de projetos, deixe o nome como Template Exemplo.

Template Description: Dê uma descrição do seu template.

O visual Studio permite possui a opção de importar automaticamente o template, esta opção vêm selecionada por default, deixe a mesma marcada, também temos a opção de visualizar a pasta que o Visual Studio irá exportar os arquivos, deixe esta opção marcada.

Agora vamos testar;

6-) Feche a solução e vá em em File -> New Project, na tela de New Project, clique em Visual C#, e veja que agora existe a opção de criar um projeto de acordo com o template que criamos.

Repare que os arquivos da MasterPage e da Page foram criados, ao selecionar um projeto do tipo Template Exemplo, com apenas alguns cliques conseguimos personalizar mais uma tarefa.

Nota:  No momento da exportação repare que possuímos a opção de escolher um item do projeto ou um projeto. Para personalizar um item do projeto, o processo é o mesmo, basta apenas escolher o Item Project e em seguida selecionar qual item do projeto quer transformar em um template.

 

Uma outra forma de importar o template para o Visual Studio é criar um Visual Studio Installer, para isso siga os passos abaixo:

Vá na pasta que o visual Studio exportou o template (item 5 do artigo), e procure pelo arquivo Template Exemplo.zip, dentro desta pasta crie um arquivo XML igual ao código mostrado abaixo.

<VSContent xmlns="http://schemas.microsoft.com/developer/vscontent/2005">

  <Content>

    <FileName>Template Exemplo.zip</FileName>

    <DisplayName>Template Exemplo</DisplayName>

    <Description>Este é um exemplo utilizando o Vscontent</Description>

    <FileContentType>VSTemplate</FileContentType>

    <ContentVersion>1.0</ContentVersion>

    <Attributes>

      <Attribute name="ProjectType" value="Visual C#"/>

      <Attribute name="ProjectSubType" value="Web"/>

      <Attribute name="TemplateType" value="Project"/>

    </Attributes>

  </Content>

</VSContent>

 

No FileName do nosso arquivo XML, iremos atribuir  o nome do arquivo Zip do template, os atributos ProjectType diz qual tipo de projeto queremos disponibilizar o template iremos colocar o mesmo como Visual CSharp e o sub-tipo como Web.

Renomei o arquivo que você acabou de criar para template.vscontent, o tipo vscontent irá indicar para o instalador quais arquivos ele deve instalar. Para saber mais: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa992029(VS.80).aspx

Na mesma pasta crie um arquivo vazio chamado Install Visual Studio com a extensão .Zip, o diretório deverá ficar igual a imagem abaixo

           Insira o arquivo Template Exemplo.zip e o templateExemplo.vscontent para dentro do arquivo Install Visual Studio.zip, e troque a extensão do arquivo Install Visual Studio.zip para Install Visual Studio.vsi.

          Agora dê dois cliques e siga Wizard, após terminar a instalação, abra o Visual Studio, e tente criar um novo projeto do tipo C# -> Web, e repare quais templates você possui instalado.

Criando um arquivo .vsi, que você pode distribuir seu template para os outros desenvolvedores instalarem nas máquinas deles.

Bom, espero que esta informações sejam úteis no seu dia-a-dia.

 

Mais: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/6db0hwky(VS.80).aspx

 Abraço,

 

Nelson Borges.

 

Categorias:Visual Studio
  1. Mauro
    6 de agosto de 2009 às 18:55

    Muito bom esse tutorial, Nelson.Obrigado.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: