Início > Ado.Net > Mapeamento com o Entity FrameWork usando 3 camadas (2° Parte)

Mapeamento com o Entity FrameWork usando 3 camadas (2° Parte)

Olá , hoje iremos continuar nosso projeto  com o Entity Framework (veja aqui a  1° Parte).

Nesta segunda parte iremos criar nosso modelo de Entidade, para isso faça os seguintes passos:

1-) Crie uma pasta no seu projeto  com o nome de Modelo.
2-) Nesta pasta, crie um novo item do tipo Ado.NET Entity Data Model, e coloque o nome de BancoModel conforme a imagem abaixo:

1-) Imagem BancoModel

3-) Quando clicar em Add, o Wizard irá te levar a tela Choose Models Contents, nesta tela escolha a opção Generate from Database, clique em continuar a próxima tela escolha a conexão com o banco de dados, e em seguida  o sistema irá apresentar as telas dos objetos do banco de dados, escolha as tabelas mencionadas na primeira parte do artigo, coloque o nome do modelo como BancoHorasModel e clique em Finish.

4-) O sistema irá apresentar a modelagem do seu banco de dados, perceba que ele automaticamente efetua os relacionamentos, uma vez definido na modelagem de dados.

5-) Dê um clique na tabela T_EpmResource e na propriedade Entity Set Name e Name deixe como Recurso. Quando fazemos isso estamos dizendo que nossa entidade mapeada com a tabela T_EmpResource se chamará Recurso, isso é muito legal do Entity Framework, pois ao contrário de alguns framework´s de ORM que encontramos por ai, não necessitamos fazer este de-para na mão, ele mesmo faz (via interface gráfica).

 

6-) Na Navigation Properties, repare que ele fez o apontamento para a tabela T_Pagtos, ou seja o próprio Framework identificou uma associação de campos e já fez o relacionamento, para que nossa conversão de nomes fique no padrão iremos renomear esta o T_PAGTOS para Pagamentos, pois este será o nome de nossa outra entidade.

7-) Faça o mesmo com a tabela T_Pagtos mude seu nome para Pagamentos e a propriedade de Navegação altere o nome para Recurso, devendo seu sistema ficar da seguinte maneira:

 

 

😎 Pronto nosso modelagem ORM esta pronta, é possível também implementar mais tabelas neste modelo, basta apenas dentro do modelo clicar com o botão direito e escolher a opção UpdateModel.

Agora, que criamos nosso modelo de dados, iremos implementar as interfaces que criamos anteriormente em todos as EntityObject.

Para isso crie um novo item do tipo classe dentro da pasta modelo, dê o nome de EntityHeranca e deixe o código da seguinte forma  ->

 

namespace BancoHoras.Entties.Modelo

{

    public partial class Pagamento : Interfaces.IEntityID {}

    public partial class Recurso : Interfaces.IEntityID {}

}

 

Veja que estamos criando um arquivo que irá guardar uma parte das classes de Entidade que mapeamos no EF, mas por que isso?  Simples, toda vez que salvamos nosso modelo ou atualizamos ele automaticamente o EF recria o designer.cs, então se implementar a herança direto no designer.cs toda vez que atualizarmos teremos que alterar o designer. Deixando um arquivo externo como  partial class e implementando a herança da interface nele, não iremos precisar  nos preocupar com isso.

Pronto, na terceira parte iremos ver como utilizar as classes genéricas para criar o CRUD automaticamente a cada tabela que inserirmos no nosso modelo, e depois como deixar a Business também genérico para efetuar todas essas operações.

 

 

Abraço,

 

 

 

Categorias:Ado.Net
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: